segunda-feira, 21 de março de 2011

Segunda-feira.



Na verdade, ando buscando entreter meu cérebro com coisa útil. Eis a lista de hoje.

1 - Grupo de estudo em plena segunda-feira de manhã.

2 - Lições sobre pessoas e conteúdos.

3 - Trabalho.

4 - Coluna do Bruno Medina e seus textos divertidissimos.

5 - Coluna do Luciano Trigo e suas curiosidades sobre literatura.

6 - Texto do Luciano Trigo sobre best-sellers. Esquisito pensar que no mundo capitalista é sempre "uns com tanto, outros com tão pouco".

7 - Outro sobre Foucault. Um companheiro dos meus cinco anos de psicologia.

8 - No artigo sobre Foucault (citado acima) achei a frase de Paul Veyne: “os discursos são as lentes através das quais, a cada época, os homens perceberam todas as coisas, pensaram e agiram; elas se impõem tanto aos dominantes quanto aos dominados.” Então me sinto satisfeita porque o mundo está cada dia mais construcionista social.

9 - Discussão sobre a lei da carga horária da Psicologia.
PSI - As 30 horas interessam apenas aos psicólogos?
Rogério Giannini - Não, essa não é uma questão de caráter meramente corporativo. Quando se regula jornada está se falando de condições de trabalho. Não se trata, simplesmente, de "trabalhar menos" ou de "aumentar postos de trabalho". O fato é que há profissões nas quais o prolongamento da jornada acarreta perda da eficiência. Trabalhar mais de seis horas por dia, em condições que exigem elevada atenção intelectual, como é o caso do psicólogo, leva a isso. O que remete à questão da qualidade do serviço prestado à população. Essa qualidade precisa se manter uniforme do começo ao fi m da jornada. É por esse motivo, por sinal, que o Sistema Conselhos de Psicologia se manifesta sobre a questão. Porque é dever da entidade zelar pela qualidade no exercício da profi ssão.

10 - Por fim, eu realmente me pergunto: isso tudo ou BBB11?
(com todo o respeito à liberdade de escolha!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário